“A profissão de relações públicas (PR) está com os dias contados”, dizem alguns. Nós da CoWork Comunicação engrossamos o coro daqueles que acreditam que “a atividade está cada vez mais relevante e imprescindível diante s da constante necessidade de de elaborar uma estratégia de comunicação.eficiente, desde a grande interação digital entre marcas e consumidores a partir da web 2.0 (láaaa no início dos anos 2000).
Vale destacar, inclusive, que o consumidor atual está mais propenso a negociar com marcas que possuem um posicionamento bem definido e demonstram autoridade no segmento de atuação a partir do gerenciamento de imagem. Como fazer isso sem comunicação? Sem uma estratégia de PR para marcas alinhada aos objetivos de negócios?
Mas afinal o que é um PR estratégico?
Em um passado distante, a atuação de um profissional de relações públicas (PR), basicamente, se resumia ao envio de comunicados à imprensa, o que chamamos de press release. Do PR estratégico de hoje, porém, é esperado que ele:
- Primeiro, entender o momento atual da empresa para definir a linha de atuação: precisa construir marca? gerar autoridade? Reforçar o posicionamento no segmento de atuação? Ou o momento é de gerar leads/prospects?
- Reconheça o valor da produção de conteúdos que tenham potencial de elevar a notoriedade de um executivo na imprensa e/ou atrair clientes para os canais proprietários da marca;
- Conheça o perfil de jornalistas, veículos de comunicação e influenciadores dos diferentes portes;
- Participar das estratégias de posicionamento nos demais canais próprios (redes sociais, site e canais de conteúdo) que façam sentido para a organização;
- Tenha um olhar 360º sobre as oportunidades para visibilidade do cliente na área de comunicação;
- Tenha verdadeiro e próximo relacionamento com quem propaga informações;
- Saiba preparar os porta-vozes para contatos com a imprensa; e
- Esteja apto a gerenciar possíveis crises de reputação.
Quando contratar um serviço de Relacionamento com a Mídia
Engana-se quem pensa que o trabalho de relacionamento com a mídia deve ser contratado apenas quando a organização já está mais amadurecida. Isso porque, por meio de ações bem planejadas, orquestradas e executadas, esse serviço tem potencial para beneficiar as empresas com:
- Propagação da expertise de seus executivos e/ou disseminando da história e dos valores da companhia;
- Construção e manutenção da própria reputação diante do seu público-alvo e da sociedade;
- Destaque sobre os seus diferenciais diante da concorrência;
- Impulsionamento do crescimento financeiro do negócio;
- Reposicionamento da marca no mercado; e
- Divulgação de um produto e/ou serviço.
Construindo reputação de marca: a importância da mídia espontânea
Não há nada de errado em ter posts patrocinados nas redes sociais ou fazer investimentos financeiros em branding, marketing e publicidade. Mas tenha sempre em mente que: a menção positiva de uma empresa em uma matéria da imprensa ou em um podcast, de maneira espontânea, ou seja, sem acordos financeiros, vale como um selo de aprovação de terceiros sobre a relevância da companhia.
Ao contribuir com uma matéria da imprensa, a empresa tem a oportunidade de sentir um impacto direto na credibilidade do negócio. Paralelamente a isso, a companhia se aproxima de clientes, prospects, parceiros de negócio, investidores e, até mesmo profissionais de talento que buscam se recolocar ou se movimentar no mercado.
Para você ter uma ideia desse impacto, veja esses resultados de Relacionamento com a Mídia de acordo com cada objetivo de comunicação.
Histórias de sucesso em PR
Case Construção de marca do Férias & Co.
Quando Férias & Co. procurou a CoWork Comunicação tinha como desafio posicionar a empresa em mídias de Negócios, Startups, Grande Imprensa para reforçar a marca e o posicionamento no mercado.
A startup estava insatisfeita com a exposição de PR obtida até então e chegou a mencionar que era uma última tentativa de investir em Relacionamento com a Mídia, já que o CEO não sabia se acreditava mais em mídia espontânea.
O que foi feito
Para mudar a percepção do executivo e atingir o resultado esperado, a CoWork produziu pautas focadas em empreendedorismo, estratégia para contar a história da empresa, estratégias para posicionamento do CEO como especialista da área e da oferta como sendo um serviço inovador no mercado.
Um grande resultado inicial foi a matéria na Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), que destacou como as empresas estão utilizando o benefício corporativo de viagens para reduzir o turnover.
Confira mais resultados conquistados para o Férias & Co.
Case Consolidação de posicionamento da NovaRed
Outro exemplo de como uma estratégia de PR para marcas é fundamental para o negócio é o caso da NovaRed. O desafio da Cowork era consolidar o posicionamento da NovaRed como maior conglomerado Iberoamericano de cibersegurança, de maneira a reforçar a expertise da unidade brasileira em temáticas de ameaças cibernéticas, proteção dos dados e maturidade digital dos negócios.
O que foi feito
Entender a fundo o negócio do cliente é um importante diferencial para atingir os objetivos estratégicos de comunicação e visibilidade. A CoWork tem contato frequente com os executivos, acompanha as notícias de mercado e desenhou uma estratégia de PR alinhada com os objetivos de negócio, a fim de humanizar e agregar credibilidade na representação da marca da NovaRed.
Resultado
Foram + de 350 matérias publicadas em três anos de trabalho, rendendo destaques na grande imprensa, como Estadão, Valor Econômico, Exame, Época Negócios, Veja e Terra; em mídias de tecnologia, como Olhar Digital, CanalTech, UOL Tilt, IT Forum, TI Inside,além de segmentos estratégicos atendidos pela NovaRed(varejo, energia e saúde).
Confira alguns destaques:
Reinventar. Essa é a palavra de ordem nas estratégias de PR para as marcas de organizações interessadas em serem vistas e lembradas.
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