Como escolher uma agência de comunicação?
Em época de planejamento de orçamento para o próximo ano, é comum fazer uma reflexão sobre o que deu certo até agora e o que precisa melhorar no próximo período. Dentro dessa análise, a avaliação sobre a contratação de uma nova agência de comunicação pode ser necessária.
Quais critérios levar em consideração para a escolha de um parceiro de comunicação?
Antes de tudo, é preciso ter bem definida qual a estratégia e necessidade da sua empresa. Isso quer dizer que se a sua empresa é uma startup, por exemplo, é preciso investir na construção de marca e reputação no mercado. Neste caso, vale buscar o apoio de uma agência especializada nesse tipo de trabalho, que esteja acostumada a definir estratégias de assessoria de imprensa e marketing digital para posicionar a empresa de forma correta no mercado, gerando valor ao negócio e atraindo leads qualificados.
Já se o negócio, ou mesmo a área de atuação, costuma ser alvo de situações que geram crises de imagem, vale buscar um fornecedor com ampla experiência em gestão de crises para que possam atuar em conjunto na criação de um comitê e estratégias que blindam a imagem e diminuam os riscos de crise.
Em linhas gerais, é importante que na hora de contratar uma agência ou substituir o parceiro que já se tem, a organização tenha clareza de quem é, onde está e onde deseja chegar. Será mais fácil ter essa noção ao conseguir responder três questões estratégicas:
1. Qual o objetivo do negócio para o próximo ano?
2. Sua base de clientes atuais conhece seu portfólio de ofertas de produtos ou serviços?
3. Quando entra em uma concorrência, qual a percepção que o prospect tem da sua marca? Já ouviu falar? Comenta sobre alguma matéria?
Conheça as dores e necessidades do seu negócio
Existem alguns motivos que levam uma empresa a contratar uma agência de comunicação: resultados abaixo do esperado, concorrentes aumentando market share, necessidade de reforçar o posicionamento no mercado, divulgação de uma campanha específica, construção da imagem de maneira correta e até mesmo a necessidade de captação de leads.
O conhecimento e expertise de especialistas do mercado, que já desenvolveram inúmeros projetos com objetivos semelhantes ao da sua empresa, com certeza, podem ajudar nestas situações.
Uma estratégia de comunicação eficiente deve construir e fortalecer a reputação de uma empresa, engajar o público-alvo e gerar novos negócios. Para isso, é muito importante que a empresa conte com estratégias de comunicação bem definidas e alinhadas com os objetivos do negócio de cada empresa.
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