Entenda como uma estratégia de assessoria de imprensa pode ajudar a atrair Leads

Ao contrário do que muitos executivos pensam, o investimento em PR (Public Relations), ou assessoria de imprensa, como também é conhecida a área, não tem o objetivo principal de gerar negócios para a companhia. Mas isso pode acontecer, sim!

A assessoria de imprensa é um dos segmentos mais importantes da Comunicação, pois é o guardião da reputação e do branding. Quando planejada e executada com ações estratégicas e alinhadas aos negócios, pode apoiar na geração de leads qualificados.

O que é um lead?

Caso você não seja um profissional de vendas ou comunicação, é possível que não esteja familiarizado com esse termo. Por isso, achamos prudente destacar que lead são contatos gerados por meio de estratégias de marketing e de comunicação com pessoas que ainda não são clientes da marca ou demonstraram algum interesse – em fase bem inicial – em adquirir produtos ou serviços da organização. O trabalho com o lead tem o objetivo de que essa pessoa vire um prospect ou lead qualificado, quando o interesse já está mais amadurecido, e – então – cliente.

De que forma uma matéria de imprensa se converte em venda?

Quantas vezes, ao receber indicação de um produto ou serviço ou antes de se decidir por uma compra ou parceria de negócio, você fez uma busca na internet para entender quais são as percepções e os comentários das pessoas sobre a marca em questão? Muitas pessoas fazem isso, incluindo os seus clientes.

Em geral, essa precaução se desenrola da seguinte maneira: ao se deparar com uma matéria positiva, publicada em um veículo de comunicação relevante, com citação da marca ou opinião de um dos executivos da empresa, a credibilidade da organização cresce aos olhos de quem fez a busca. Em consequência, crescem as chances de concretização do negócio.

A conversão de leads na prática

Aqui na CoWork, temos clientes que conquistaram negócios significativos a partir de uma matéria veiculada na grande imprensa. É o caso da Osten Group, concessionária de carros de luxo, que vendeu um modelo de um carro importado recém-chegado à loja, após o cliente ler uma matéria publicada no Estadão, na qual destacava as condições apresentadas pela empresa. No mercado de relacionamento entre empresas isso também é possível. Como exemplo temos uma empresa de TI, cujos executivos costumam ter artigos de opinião divulgados na mídia especializada. Com relação a eles, um artigo publicado no site CIO, gerou leads importantes para o negócio.

Comunicação para gerar vendas é uma equação possível. Os resultados só serão efetivos, porém, se o responsável pelas ações de PR tiver domínio do negócio do cliente, das estratégias da empresa e da área de atuação, incluindo o conhecimento de tendências e oportunidades de divulgação, além – é claro – capacidade para produzir um bom conteúdo e despertar o interesse de jornalistas e formadores de opinião com relação à marca que representa. Você quer saber, em mais profundidade, porque a assessoria de imprensa (PR) pode ser estratégico para o seu negócio? Estamos à disposição Vamos falar mais sobre isso?