Muitas organizações se lançam na comunicação com o público externo sem saber exatamente com quais pessoas está falando. Em muitos desses casos, essa prática se estende por anos, sem considerar as mudanças do mundo, do mercado e das preferências dos consumidores.
Ou seja, perde-se excelentes oportunidades de geração de leads – pessoas interessadas na marca – e de posicionar melhor seus produtos e serviços diante de reais ou potenciais compradores.
Daí vem a importância de entender o público-alvo. Você sabe qual é o seu?
O que é público-alvo?
De uma maneira bastante simples é possível dizer que público-alvo é um grupo formado por consumidores que têm mais probabilidade de adquirir um produto ou serviço da sua marca. São aquelas pessoas para as quais a sua companhia gera algum benefício ou resolve algum desafio pessoal ou profissional.
A definição do público-alvo leva em consideração alguns fatores que caracterizam essa fatia da população, como características, preferências e necessidades pessoais, localização geográfica, hábitos de consumo e poder aquisitivo. Esse mapeamento é fundamental para elaborar estratégias de marketing mais assertivas, ou seja, ações que atraiam e fidelizem o cliente falando o que ele quer ou precisa ouvir, por meio do canal de comunicação que ele costuma frequentar.
Esse cuidado tende a otimizar o investimento nas iniciativas, sejam eles de tempo, recursos financeiros ou mão de obra. Afinal, é muito mais lucrativo focar em um público específico, que se identifique com a marca e gere lucro no final de um período, do que optar por uma abordagem em massa apenas para fazer barulho.
Estratégias de marketing: é no planejamento que está a base das ações
Planejamento de marketing é um mapa no qual estão definidas, de maneira detalhada, todas as estratégias de uma organização para alcançar os seus objetivos de exposição e venda de seus produtos ou serviços. É uma forma eficiente de desenvolver as ações da área de uma maneira mais organizada e direcionada.
Na elaboração das estratégias de marketing, é possível contar com o apoio da equipe de assessoria de imprensa. Aqui, destacamos, especificamente, o poder da união de PR, inbound marketing e presença digital na geração de leads para o negócio. Por isso, em prol da comunicação integrada do seu negócio, considere unir suas diferentes equipes quando for desenvolver o seu planejamento de marketing.
Métricas a serem observadas
Mais do que nunca, dentro de uma organização, o ideal é que toda ação deve gerar resultados para o negócio. Com a comunicação integrada entre as áreas de marketing e comunicação, por exemplo, a qualidade das iniciativas pode ser calibrada em dois universos:
● Ambiente digital – por meio do aumento das visitas ao site da empresa ou do alcance, do engajamento e do número de seguidores nas redes sociais;
● Área comercial – por meio do número de pedidos de orçamento, ticket médio, recorrência de compra e percentual de churn.
Não basta vender um produto ou serviço. É preciso atenção à jornada de relacionamento com essas pessoas. Isso inclui gerar identificação com esse grupo, engajar os consumidores e fortalecer a reputação diante dessas pessoas. Assim, elas não apenas ficarão, como trarão mais pessoas para conhecer o seu negócio.
Nesse sentido, quando bem estruturadas, as ações de comunicação podem ajudar muito a sua organização.