PR + Inbound + Presença Digital. Descubra como gerar leads de marketing

Muitas pessoas ainda duvidam, mas é possível contar com o trabalho de uma agência de comunicação para gerar leads. Normalmente, isso acontece quando as ações de comunicação planejadas estão alinhadas com a estratégia de marketing e negócios da organização.

A empresa que busca apoio nas estratégias de comunicação para melhorar os resultados da área comercial deve começar a pensar no tripé: PR (assessoria de imprensa ou Relações com a Mídia) + Inbound Marketing + Marketing Digital. 

É por meio do planejamento das ações de PR que a empresa vai se posicionar de forma adequada no mercado, fortalecendo sua marca e gerando reputação. O resultado é mensurado por matérias (reportagens) publicadas de maneira espontânea (ou seja, sem pagar para os veículos) abordando a estratégia de negócio da empresa, modelo de atuação, casos de sucesso, lançamento de novos serviços/ofertas e etc. Nesse contexto, é trabalho da assessoria de imprensa:

●     Construir a imagem empresarial do cliente;

●     Posicionar a marca da maneira correta diante da opinião pública;

●    Gerar visibilidade para a marca diante do público-alvo, com base nas estratégias do negócio;

●     Identificar oportunidades de participação em matérias da imprensa;

●     Atender às solicitações dos jornalistas;

●     Aproximar a marca e os porta-vozes da imprensa

●     Gerenciar possíveis crises de imagem empresarial;

●     Monitoramento dos resultados

Inbound Marketing

Para você que está se perguntando “o que é inbound marketing”, aqui vai uma explicação simples. O conceito é uma evolução da forma como as empresas divulgam os seus produtos e serviços. Antigamente as organizações promoviam a própria marca apenas por meio das estratégias de outbound, com veiculação de informações sobre si mesma em TVs, revistas, jornais, portais e rádios por meio de divulgações pagas. 

Já a proposta do inbound marketing é atrair a atenção do público-alvo para canais próprios de uma marca por meio da divulgação de conteúdos que resolvam dilemas como dor e necessidade da persona (cliente ideal). 

A estratégia é amparada na produção de conteúdos estratégicos como posts (como este que você está lendo), e-books, vídeos, infográficos etc e automação de marketing. Para um resultado mais efetivo é fundamental contar com o trabalho de SEO e Google Ads para ajudar na indexação dos conteúdos e atração de leads qualificados por meio de uma boa segmentação de mídia online. 

Presença Digital

O Brasil é o segundo país do mundo no qual as pessoas passam mais tempo nas redes sociais, ficando apenas atrás do México, de acordo com dados da Comscore. A ferramenta tem se mostrado muito eficiente para criar posicionamento e credibilidade para as marcas, além de gerar vendas. Mas não basta postar. É preciso:

●     Ter um planejamento de postagem;

●     Definir a linguagem adequada para cada canal;

●     Produzir conteúdos com propósito;

●     Manter atenção constante às mudanças dos algoritmos da rede;

●     Manter frequência agradável de postagens;

●     Interagir com o público;

●     Engajar os influenciadores a interagir com a marca de maneira espontânea; e

●   Entender quando é hora de investir em parcerias pagas e conteúdos patrocinados.

  É importante destacar que faz parte do trabalho integrado e mais eficiente:

● Criar um plano de comunicação alinhado às estratégias do negócio definindo onde, quando e como a marca deve ser exposta na mídia;

●  Promover a aproximação da marca e dos porta-vozes com profissionais da imprensa e formadores de opinião;

●   Identificar oportunidades de participação em matérias da imprensa;

●   Posicionar a marca da maneira certa diante da opinião pública;

●   Gerenciar possíveis crises de imagem empresarial;

●   Construir a imagem empresarial do cliente;

●   Preparar os porta-vozes para as entrevistas;

●   Redigir comunicados para a imprensa; e

●   Monitorar os resultados das ações.

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