Guardiã da reputação e do branding de uma marca, a assessoria de imprensa segue como um serviço importante para organizações de diferentes portes e segmentos. Mas ela só pode ser considerada eficiente quando suas ações são capazes de construir e fortalecer a reputação de uma empresa, engajar o público-alvo e contribuir para geração de novos negócios. Tudo de uma forma integrada.
Quer mais motivos para considerá-la nas estratégias do seu negócio? Então, não deixe de ler este post.
O que engloba o trabalho de assessoria de imprensa?
Parceira estratégica de comunicação. Assim acreditamos que deveria ser renomeada a assessoria de imprensa. Afinal, hoje, o trabalho dessa equipe é muito mais amplo, envolvendo sete ações:
1. Relações com a mídia – essa ação consiste em posicionar os porta-vozes da empresa como especialistas em determinados temas para que, de maneira espontânea, eles sejam convidados pelos jornalistas para contribuir com matérias na imprensa. Além disso, é uma solução essencial para ajudar na construção da marca e reputação de uma empresa nas mídias.
2. PR Digital – estratégia de relacionamento com os influenciadores presentes nas redes sociais e que tenham sinergia com a empresa, o negócio e seu público-alvo, incluindo identificação e monitoramento dos principais nomes, além de produção de conteúdo relevante orientado ao engajamento.
3. Inbound Marketing – uma poderosa ferramenta para atrair e gerar leads, gerando oportunidades de vendas por meio de conteúdos direcionados e automação de marketing.
4. Gestão de redes sociais – mais do que simplesmente postar, é preciso criar campanhas, storytellings e conteúdo para gerar engajamento, visibilidade e aumentar o número de seguidores, com atenção especial a aspectos sensíveis do mundo físico e virtual: politização, polarização, reclamação e opinião.
5. Produção de Conteúdo – faz parte de uma estratégia de comunicação eficiente o compartilhamento de informações sobre a organização, seus produtos/ serviços e o mercado de atuação, seja por meio de e-books, infográficos, vídeos ou whitepapers.
6. Gestão de crise e treinamentos – deve fazer parte do trabalho do parceiro estratégico de comunicação identificar e prevenir potenciais situações de risco à reputação do negócio, além de mitigar com agilidade situações de gerenciamento de crises na empresa que eventualmente possam ocorrer
7. Treinamento dos porta-vozes – sob o nome de media training, essa ação é baseada na ampla orientação sobre como a mídia opera e como é possível utilizá-la de maneira positiva, mantendo o autocontrole e as mensagens-chave em mente
Comunicação integrada em prol do posicionamento desejado
Ao planejar e alinhar estratégias e discursos nas diferentes ações de comunicação a consolidação da marca diante do público-alvo acontece de uma maneira mais eficiente e consistente. É isso o que chamamos de comunicação integrada.
Por que as organizações ainda apostam em assessoria de imprensa ?
Aqui na CoWork temos diversos exemplos de clientes que desfrutaram de diferentes resultados de negócios após ações de comunicação:
● Recentemente, a Osten Group teve uma venda de Tesla concretizada porque o cliente da empresa viu a marca em uma matéria do Estadão, o que gerou interesse em procurar pela organização e adquirir um veículo com valor superior a R$ 500 mil.
● A MPE Soluções, uma integradora de tecnologia da informação (TI), com atuação específicamente B2B, contou que seu cliente pediu orçamento e fechou negócio após ver um artigo de opinião publicado em uma mídia do trade de TI.
● Para a emotion tech Polen, fizemos o mapeamos de influenciadores digitais com até 25 mil seguidores. Analisamos os gostos pessoais, hobbies e artistas que seguem, entre outros detalhes do perfil dessas pessoas. Elaboramos roteiros para que os artistas do casting da Polen gravassem vídeos personalizados, com discursos que incluíam pontos do mapeamento feito. O objetivo era emocionar essas pessoas. Na sequência da postagem, a Pólen registrou aumento significativo de seguidores no Instagram, de tráfego no site e de venda de novos vídeos.
A assessoria de imprensa segue sendo relevante para gerar novos negócios e pode ser reinventada quando desenvolvida paralelamente ao digital. O segredo está em saber como escolher uma agência de comunicação, buscando por parceiros que entendam seu mercado, tenham criatividade e sejam comprometidos com resultados.