Muitas pessoas ainda duvidam, mas é possível contar com o trabalho de uma agência de comunicação para gerar leads. Normalmente, isso acontece quando as ações de comunicação planejadas estão alinhadas com a estratégia de marketing e negócios da organização.
A empresa que busca apoio nas estratégias de comunicação para melhorar os resultados da área comercial deve começar a pensar no tripé: PR (assessoria de imprensa ou Relações com a Mídia) + Inbound Marketing + Marketing Digital.
É por meio do planejamento das ações de PR que a empresa vai se posicionar de forma adequada no mercado, fortalecendo sua marca e gerando reputação. O resultado é mensurado por matérias (reportagens) publicadas de maneira espontânea (ou seja, sem pagar para os veículos) abordando a estratégia de negócio da empresa, modelo de atuação, casos de sucesso, lançamento de novos serviços/ofertas e etc. Nesse contexto, é trabalho da assessoria de imprensa:
● Construir a imagem empresarial do cliente;
● Posicionar a marca da maneira correta diante da opinião pública;
● Gerar visibilidade para a marca diante do público-alvo, com base nas estratégias do negócio;
● Identificar oportunidades de participação em matérias da imprensa;
● Atender às solicitações dos jornalistas;
● Aproximar a marca e os porta-vozes da imprensa
● Gerenciar possíveis crises de imagem empresarial;
● Monitoramento dos resultados
Inbound Marketing
Para você que está se perguntando “o que é inbound marketing”, aqui vai uma explicação simples. O conceito é uma evolução da forma como as empresas divulgam os seus produtos e serviços. Antigamente as organizações promoviam a própria marca apenas por meio das estratégias de outbound, com veiculação de informações sobre si mesma em TVs, revistas, jornais, portais e rádios por meio de divulgações pagas.
Já a proposta do inbound marketing é atrair a atenção do público-alvo para canais próprios de uma marca por meio da divulgação de conteúdos que resolvam dilemas como dor e necessidade da persona (cliente ideal).
A estratégia é amparada na produção de conteúdos estratégicos como posts (como este que você está lendo), e-books, vídeos, infográficos etc e automação de marketing. Para um resultado mais efetivo é fundamental contar com o trabalho de SEO e Google Ads para ajudar na indexação dos conteúdos e atração de leads qualificados por meio de uma boa segmentação de mídia online.
Presença Digital
O Brasil é o segundo país do mundo no qual as pessoas passam mais tempo nas redes sociais, ficando apenas atrás do México, de acordo com dados da Comscore. A ferramenta tem se mostrado muito eficiente para criar posicionamento e credibilidade para as marcas, além de gerar vendas. Mas não basta postar. É preciso:
● Ter um planejamento de postagem;
● Definir a linguagem adequada para cada canal;
● Produzir conteúdos com propósito;
● Manter atenção constante às mudanças dos algoritmos da rede;
● Manter frequência agradável de postagens;
● Interagir com o público;
● Engajar os influenciadores a interagir com a marca de maneira espontânea; e
● Entender quando é hora de investir em parcerias pagas e conteúdos patrocinados.
É importante destacar que faz parte do trabalho integrado e mais eficiente:
● Criar um plano de comunicação alinhado às estratégias do negócio definindo onde, quando e como a marca deve ser exposta na mídia;
● Promover a aproximação da marca e dos porta-vozes com profissionais da imprensa e formadores de opinião;
● Identificar oportunidades de participação em matérias da imprensa;
● Posicionar a marca da maneira certa diante da opinião pública;
● Gerenciar possíveis crises de imagem empresarial;
● Construir a imagem empresarial do cliente;
● Preparar os porta-vozes para as entrevistas;
● Redigir comunicados para a imprensa; e
● Monitorar os resultados das ações.
Gostou deste conteúdo? Quer revitalizar as estratégias de marketing da sua empresa? Chame um papo conosco e vamos entender em conjunto com a melhor solução de comunicação para sua empresa.