Inbound Marketing e PR: estratégias para atrair e engajar o público

Ter acesso a potenciais clientes, manter ou elevar o engajamento daqueles que já foram conquistados, gerar novos negócios e zelar pela reputação da organização. Esses têm sido alguns dos muitos desafios das empresas em um cenário de concorrência acirrada, constante mudança das expectativas do público-alvo e informações de produtos e serviços sendo propagadas por canais online e offline.

É nessa desafiadora e complexa jornada que cresce a relevância do alinhamento entre PR e Inbound Marketing, considerando o que há de melhor nessas estratégias, em prol de rentabilidade e do crescimento sustentável de um negócio. Quer entender como? Então não deixe de ler esse artigo.

Como integrar Inbound Marketing e PR?

É por meio de ações estratégicas e customizadas de PR que porta-vozes de uma organização têm a oportunidade de servir como fonte para jornalistas e influenciadores nas diferentes mídias e redes acompanhadas por seu público-alvo. São contribuições que permitem que a companhia se posicione como autoridade em assuntos relacionados ao seu core business, enquanto agrega notoriedade à marca e coleta insights para o negócio.

Essa exposição espontânea na mídia e nas redes sociais tende a motivar o público-alvo a visitar os canais oficiais da empresa. É nessa hora que, por meio de ações de inbound marketing, a companhia precisa garantir a oferta de conteúdos qualificados, alinhados às tendências de mercado, às estratégias do negócio e às expectativas de clientes e prospects, incluindo estratégias para mapear quem são esses visitantes.

A situação inversa também é possível e efetiva. Ou seja, por meio do inbound marketing e em seus canais oficiais, a marca cria conteúdos relevantes para o seu público-alvo, em formatos de posts, casos de sucesso, entrevistas com especialistas, percepções de porta-vozes, artigos, lives, webinars ou ebooks, por exemplo. Depois transforma tópicos, dados, ideias ou temas desses materiais em sugestões de pauta para jornalistas e influenciadores.

Por que promover essa integração?

Desde que esteja baseada em conteúdo estratégico, a integração entre ações de PR e de inbound marketing uma organização tem a oportunidade de contribuir para que clientes e prospects sejam inseridos em um ciclo virtuoso de informação, reflexão, conscientização e educação sobre determinado tema. Esse esforço se traduz em credibilidade e visibilidade para a marca.

Integração de PR e Inbound Marketing na prática

Conhecida por ser uma agência boutique, a CoWork se diferencia por oferecer serviços de comunicação personalizados, consultivos e estratégicos, com foco em resultados qualitativos. Nosso conjunto de estratégias, incluindo alinhamento entre PR e Inbound, têm impulsionado operações, resultados e reputações de empresas de diferentes segmentos, entre as quais estão:

  • NovaRed Brasil, que consolidou sua posição como líder em cibersegurança, aumentando sua visibilidade e credibilidade no mercado;
  • Vidalink, que recuperou sua presença na mídia e consolidou sua posição como líder no mercado de bem-estar corporativo, com um CEO posicionado como referência no setor; e
  • Reconnect, que não apenas ressignificou a felicidade corporativa, mas também estabeleceu um novo padrão de trabalho no Brasil, consolidando sua autoridade e reputação no mercado.

O mercado B2B está cada vez mais competitivo. Por essa e outras razões tem sido cada vez mais necessário buscar estratégias para fortalecer a marca, construir uma reputação sólida, fidelizar clientes, atrair profissionais de talento e gerar novos negócios que realmente façam a diferença. 

Quer saber como a CoWork pode impulsionar essa jornada? Entre em contato e vamos conversar.