Muitas empresas ainda não sabem com segurança o quanto suas estratégias de marketing realmente têm gerado retorno para as suas marcas. Isso, tanto do ponto de vista financeiro quanto de reputação e visibilidade. Em geral, nessas que ainda não visualizaram o valor dessas ações, existe uma deficiência de integração entre as áreas de vendas, marketing e comunicação. Algumas desconhecem, por exemplo, que, com a estratégia certa, uma assessoria de imprensa pode contribuir para a geração de leads do negócio.
Como o assunto é bastante amplo e exige reflexão, vamos abordá-lo por partes. De início, vamos listar nove entre os principais KPIs de marketing que precisam estar no radar dos líderes da sua organização:
1. Origem do tráfego
Tão importante quanto saber que as pessoas chegaram ao seu site é entender de onde elas vieram. Esse ponto de origem pode ser pesquisas no Google, e-mail marketing, newsletter e redes sociais, entre tantos outros. Esse KPI de marketing pode, inclusive, oferecer boas ideias sobre os melhores investimentos em ações de marketing.
2. Tempo de permanência no site
Aqui, o objetivo é mapear o tempo de atenção que um cliente ou prospect investe ao visitar o site, o blog ou o e-commerce da sua empresa. Saídas sem navegação ou tempo muito baixo de permanência podem indicar que os conteúdos dessas áreas podem não estar suficientemente atrativos ou desalinhados dos desejos, das necessidades e das expectativas do público-alvo da marca.
3. CTR
Click Trough Rate, Taxa de Clique ou CTR. Esse índice foi criado para mapear o nível de interação dos visitantes de um site com os conteúdos oferecidos pela marca em questão. Trata-se de um KPI de marketing bastante observado e valorizado pelo Google.
4. Visitas recorrentes e únicas
Muitas pessoas retornam ao seu site é um excelente indicador de que, nele, elas encontram o que procuram. Com uma análise mais profunda dessa métrica, é possível produzir conteúdo cada vez mais atrativos, ampliando as ações que possam efetivamente gerar negócio para a marca. Nesse mapeamento, é fundamental extrair o número de visitantes únicos e não apenas o volume total de visitas.
5. Custo e geração de leads
Transformar visitantes de site e redes sociais em possíveis consumidores de produtos ou serviços de uma marca é uma das missões do marketing digital. Para isso, realiza-se ações – baixar um e-book, fazer uma compra ou se inscrever em uma newsletter – que induzam essas pessoas a fornecer dados pessoais, como nome, telefone e e-mail, para abordagens posteriores. A taxa de geração de leads é uma boa balizadora para ajustes nas campanhas.
6. ROI
ROI é a abreviação de Return on Investiment ou Retorno sobre Investimento. Como o próprio nome sugere, esse KPI de marketing visa medir os impactos financeiros gerados pela ação. Para a ação ser considerada viável, é fundamental que o ROI tenha valor igual ou superior ao que foi investido.
7. Ticket médio
O objetivo dessa métrica é indicar, em média, quanto cada cliente investe na sua marca em determinado período. Para isso, é necessário dividir a receita pelo número de vendas. O resultado dessa equação costuma oferecer insights importantes sobre o rumo das ações de marketing e vendas.
8. Alcance das campanhas
Esse KPI de marketing visa entender quantas pessoas foram impactadas pela ação, quantas delas interagiram, qual foi a interação e quantas rejeitaram a abordagem.
9. Conversão
Esse indicador mostra quantas pessoas que estão em contato com a marca efetivamente adquiriram um produto ou serviço da empresa. É para ter números cada vez mais expressivos nessa métrica que as empresas se empenham em todas as outras.
Nós sabemos o quanto pode ser desafiador fazer a perfeita integração entre as áreas de marketing, vendas e comunicação de uma empresa. Na correria do dia a dia, muitas organizações vêem as dificuldades surgirem já nos processos de CRM, na qualificação de leads ou na falta de visão sobre o quanto a área de comunicação pode contribuir para a qualidade das estratégias de marketing. Mas a nossa equipe está aqui para te ajudar a superar esses e outros obstáculos.
Entre em contato conosco e compartilhe o desafio da sua empresa com nossos especialistas. Será um prazer entender mais sobre o desafio do seu negócio.