Um negócio de sucesso é feito de produtos e/ou serviços, pessoas e tecnologia. Mas existe outro fator muito importante e que muitas organizações negligenciam: o planejamento de marketing, uma ferramenta extremamente fundamental para companhias interessadas em construir ou fortalecer a própria reputação, conquistar e fidelizar clientes, atrair e reter os melhores talentos, elevar os lucros e a exposição da marca e se posicionar como autoridade em determinados temas dentro do seu mercado de atuação. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de ler este post.
O que é planejamento de marketing?
O planejamento de marketing é um conjunto de estratégias de comunicação que têm como objetivo final auxiliar a organização a atingir os seus objetivos de negócio relacionados a si mesma, clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros de negócio, concorrentes, sociedade ou um determinado público-alvo. É ele que oferece uma visão estratégica do negócio e dar passos seguros com o mínimo de previsibilidade. Aqui, é importante destacar que a publicidade é um recurso do marketing e não sua definição.
Quatro pilares de um planejamento anual de marketing
Em geral, é no trimestre que antecede o início de um novo ano que as organizações iniciam o seu planejamento anual de marketing. Assim, têm tempo hábil para verificar se contam com recursos financeiros, equipes e parceiros para executar as ações necessárias. A ação deve ser composta por x mapeamentos:
1. Público-alvo
O objetivo é entender para quem a empresa deseja vender seus produtos e/ou serviços, qual perfil de profissional deseja atrair para o seu time e quais são os parceiros de negócios e/ou investidores com os quais deseja manter ou estreitar relações.
2. Posição atual da empresa
Avaliar qual é a percepção da marca do ponto de vista de clientes, fornecedores, colaboradores, concorrência, mercado, jornalistas, influenciadores, candidatos e sociedade.
3. Objetivos de negócio
Considerando – pelo menos – o período de um ano, mapeie onde a empresa está, onde deseja chegar e quais são os atuais recursos existentes para alcançar esses objetivos. Aqui, é importante que estejam listadas as métricas, históricas e desejadas.
4. Cronograma de ações
Com base nos objetivos do negócio, liste quais ações serão realizadas, quando, como e por quem. Isso vai garantir não só o cumprimento das tarefas como a consistência e continuidade do seu planejamento de marketing. Cada ação deve estar acompanhada por sua própria métrica.
Cinco importantes ferramentas do seu planejamento de marketing
Um planejamento de marketing eficiente é construído com alinhamento às estratégias do negócio e interação de, pelo menos, seis ações:
1. Presença Digital
Hoje, a primeira ação da maioria das pessoas para ter informações sobre uma pessoa, uma organização, um produto ou um serviço é fazer uma busca na Internet. Por isso, a recomendação é que tanto o negócio quanto seus principais executivos estejam no ambiente digital, por meio de site e das redes sociais.
2. Relações com a mídia
Ações estratégicas executadas por assessores de imprensa, incluindo planos de pauta e encontros de relacionamento, para que a companhia e seus porta-vozes possam ser apresentados à imprensa e, então, passar a contribuir com matérias nos diferentes veículos de comunicação de maneira espontânea, ou seja, sem a necessidade de pagar pela exposição no espaço.
3. Relações com influenciadores
Na divulgação de produtos, serviços e expertise de uma companhia, tão importantes quanto os jornalistas são os influenciadores, ou seja, pessoas que têm o poder de inspirar um determinado grupo na tomada de decisão.
4. Inbound marketing
Trata-se de um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo atrair a atenção de clientes e prospects por meio de conteúdo relevante – posts, infográficos, vídeos e e-books, por exemplo. Essa missão fica mais eficiente quando é construída com base em automação, definição da persona, plano editorial e de estratégia Mídia Paga e conteúdos produzidos otimizados para SEO, o que facilita o alinhamento do discurso às expectativas do público-alvo.
5. Outbound marketing
É a ação de ir atrás do cliente por meio de propagandas de TVs, rádios, jornais, revistas e sites. O cuidado aqui é ter um planejamento bastante robusto, com ações certeiras, para que a ação não sofra com prejuízos pela rejeição do público.
Nunca é tarde para estruturar ou aprimorar o planejamento de marketing de uma empresa. Você pode fazer isso com uma equipe interna ou uma agência de comunicação parceira. Porém, seja qual for a sua opção, na hora de escolher um parceiro de comunicação, dê preferência para profissionais especializados em estratégia de comunicação para construir e fortalecer a reputação da marca da organização, gerar engajamento do público-alvo e converter os leads em novos negócios.
Entre em contato conosco e compartilhe o desafio da sua empresa com nossos especialistas. Será um prazer te ajudar a entender como a comunicação pode agregar valor para o seu negócio.