As áreas de comunicação e marketing são extremamente vivas. Isso quer dizer que a dinâmica e o planejamento estratégico de ambas precisam passar por constantes revisões, principalmente considerando as bússolas dessas áreas: o comportamento do consumidor. Aqui na CoWork sabemos disso. Por sermos uma agência de comunicação totalmente focada em resultados, nunca perdemos uma oportunidade de participar de eventos, consumir conteúdos e trocar informações com outros especialistas sobre tendências em comunicação.
Se você quer ingressar no ano de 2023 com uma área de comunicação e marketing mais inovadora, apostando em um planejamento estratégico mais eficiente, veja as 10 tendências que precisam estar no seu radar:
1. Metaverso
Se você é da geração X ou início dos millennials, está na hora de abrir sua mente para a realidade virtual e as oportunidades que ela pode trazer para sua empresa. Principalmente para quem tem como clientes a geração Z, os nativos digitais, que muitas vezes vivem mais no mundo virtual do que aqui.
Segundo os estudiosos sobre o assunto, a aceleração do processo de transformação digital provocou a fusão do mundo on e off. Estamos na Era do E e não do Ou. Portanto, não dá mais para pensar “ou estarei no real ou no virtual”. Isso faz com que o futuro próximo seja híbrido. E o Metaverso, a grosso modo, permite a vivência nos dois mundos.
Se você quer ter um planejamento estratégico para a sua marca estar presente no Metaverso, vale refletir sobre os seguintes pontos. O primeiro ponto, seu público está entrando no Metaverso? Se sim, corre. Sua empresa precisa estar lá. Em segundo, quem compra os produtos ou serviços da sua empresa pertence à geração Z? Se sim, não tem nem o que pensar. Sua empresa está atrasada caso ainda não tenha uma estratégia no Metaverso.
Outro ponto para ser levado em consideração é sobre tecnologia. Novas soluções tecnológicas devem surgir para a expansão do mundo 3D. Se sua empresa é fornecedora de tecnologia, pode ser uma oportunidade a ser explorada por lá.
2. Newsletter e blog são ferramentas essenciais
Construir a audiência para os conteúdos da sua marca é uma maratona e não 100 metros rasos. Segundo dados apresentados por Matt Montenegro, da Pingback, durante o RD Summit, para 67% dos criadores de conteúdos, foi preciso esperar três anos para conquistar uma audiência minimamente relevante. Se a sua empresa tem um planejamento estratégico recente de produção de conteúdo e você está ansioso por retorno, é preciso esperar e acreditar. Vai dar certo. O mínimo de resultado conquistado já é um avanço. Mas é preciso persistência e disciplina para engajar, mensurar e converter. Além disso, os grandes criadores de conteúdo utilizam newsletter e blog como ferramentas essenciais para se comunicar com a persona e gerar vendas.
3. Whatsapp para melhorar estratégia de marketing e vendas
Segundo uma pesquisa da “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, o WhatsApp é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros, a principal ferramenta de comunicação dessas pessoas, e está presente na tela inicial de 54% dos smartphones. A compra da Tallos pela RD Station traz uma perspectiva para as empresas que estão focadas em atrair novos clientes. Da troca de mensagens à conversão, robôs integram WhatsApp Business, Facebook Messenger e Instagram Direct, qualificando leads e padronizando processos. “Mais de cinco milhões de empresas usam o WhatsApp no Brasil”, situa Guilherme Horn, head do WhatsApp no Brasil.
4. Dados como bússola do negócio
Assim como toda decisão de negócio e construção ou aprimoramento de produtos e serviços, é fundamental que o conteúdo de uma marca ou campanha de comunicação tenha como base dados, principalmente aqueles que prevejam os desejos, as necessidades, as expectativas e as tendências de comportamento dos consumidores. Tudo com decisões estruturadas, porém ágeis e desburocratizadas. E, sempre que possível, com base em soluções de inteligência artificial e business intelligence.
5. Vendas por plataformas sociais
As plataformas de redes sociais, inicialmente criadas para o entretenimento e a propagação de informações, começa a ser vista como um poderoso canal de venda de produtos e serviços. Essa tendência de comunicação tem exigido adaptações tanto na rotina das equipes do e-commerce tradicional quanto nos conteúdos produzidos pelos times de comunicação das marcas.
6. Podcasts também merecem a atenção da sua marca
De olho na otimização do tempo, muitas pessoas têm utilizado o poscast como um meio de consumir conteúdos enquanto se dedicam a outra atividade, como dirigir, caminhar, correr, cozinhar. conteúdos de reflexão, compartilhamento, gosta de refletir enquanto pratica outra atividade. Por isso, a recomendação é investir nessa plataforma de comunicação, seja em um canal próprio ou na participação daqueles que já estão consolidados.
7. Snack content: uma estratégia interessante para a descoberta de leads
Os conteúdos mais robustos – em textos e vídeos – sempre terão um lugar na jornada de relacionamento com o consumidor. Mas é importante se abrir também para a ideia de incluir no planejamento estratégico iniciativas do chamado snack content, traduzidos em conteúdos mais curtos que transmitam a mensagem de uma forma clara, objetiva e atrativa, principalmente, para impactar o público-alvo na fase de descobertas de leads.
8. Respeito aos direitos de clientes e prospects
Com a consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados, as pessoas estão cada vez mais cientes dos seus direitos quanto ao uso de suas informações pessoais. Por essa razão, as marcas devem ser manter alinhadas aos princípios da LGPD, principalmente no quesito consentimento sobre o uso das informações e na elaboração de listas de transmissão de newsletters e outros comunicados apenas com e-mails de pessoas que registraram o desejo de receber a tal comunicação. O mesmo vale para a coleta de dados pessoais pelos cookies.
9. Comunique-se com o público em geral, com alinhamento entre online e offline
Para criar proximidade com o público, é fundamental que as marcas considerem os conceitos de diversidade e inclusão em suas ações, seus projetos, seus produtos, seus serviços e na comunicação de seus canais. Demonstrar preocupação com princípios ESG, dentro e fora do negócio, também ajuda no fortalecimento da marca diante de clientes, fornecedores, parceiros de negócio e colaboradores. É imprescindível, ainda, que as pessoas encontrem alinhamento de discurso nos meios online e offline.
10. Relacionamento com influenciadores
Além do seu público-alvo, toda marca deve manter um bom relacionamento com os veículos de imprensa, oferecendo conteúdos de interesse público por meio de artigos e estudos e se colocando à disposição para contribuir com pautas que sejam da sua expertise. Paralelamente a isso sua equipe de assessoria de imprensa também deve promover momentos de proximidade, reflexões e compartilhamento com influencers, ou seja, especialistas e personalidades que conheçam os temas do seu negócio e exerçam influência sobre potenciais clientes da marca e aceitem construir uma parceria na cocriação de ideias e no fomento de temas relevantes para ambos.
Se a sua meta de gerar leads é ousada para 2023, não dá para ignorar essas e outras tendências de comunicação e marketing. Caso precise de ajuda com as estratégias de Inbound Marketing e de construção de marca, nossos especialistas estão à disposição.
Entre em contato conosco e compartilhe o desafio da sua empresa com nossos especialistas. Será um prazer te ajudar a entender como a comunicação pode agregar valor para o seu negócio.