Como conseguir mídia espontânea para o seu negócio

O sucesso de um negócio não é feito apenas pela qualidade de seu produto ou serviço. É fundamental que o público-alvo saiba que a organização existe e contribui, de alguma forma, para a vida das pessoas, do mercado de atuação ou do planeta. São ações que são melhor executadas quando há um trabalho de fomento da mídia espontânea. E é sobre isso que vamos falar nesse post.

Existem três tipos de mídias

Em geral, a área de comunicação de uma organização utiliza três tipos de mídias para divulgar a marca: a paga, quando a empresa investe recursos financeiros para a produção de propagandas ou de publieditoriais (branded content); a proprietária, que se traduz na manutenção de sites, blogs, redes sociais e geração de leads do negócio por meio de estratégias de marketing de conteúdo; e espontânea, quando porta-vozes da empresa são convidados a contribuir com matérias na mídia geral e em veículos segmentados, seja em TVs, rádios, jornais, revistas, sites e redes sociais sem que haja um acordo financeiro. Vale destacar, porém, que, na estratégia de comunicação da companhia, essas mídias não devem competir e sim se complementarem.

Por que a mídia espontânea é importante para a reputação da marca

Diferentemente das mídias pagas e proprietárias, a mídia espontânea acontece após um jornalista considerar que a marca ou o porta-voz da empresa têm algo de relevante a ser apresentado para o mercado. Em uma explicação simples, o raciocínio é mais ou menos assim: nas mídias pagas e proprietárias a marca fala bem dela mesma, enquanto na mídia espontânea uma terceira pessoa valida a relevância do negócio, algo extremamente eficiente para gerar e fortalecer a credibilidade e a reputação da marca.

Como fazer com que o conceito da mídia espontânea vire prática

A conquista de um espaço na mídia sem ter que pagar para o veículo de comunicação em questão é uma ação bastante estratégica, o que exige conhecimento e especialização de quem a conduz. A dinâmica costuma ser bastante eficiente quando a empresa considera três boas práticas:

  1. Tenha uma equipe de comunicação experiente e qualificada – Esse time pode ser interno ou externo, mas é fundamental que nele tenha um assessor de imprensa com experiência em ações que prezem pela reputação da marca e habilidade para manter e criar bons relacionamentos com jornalistas e influenciadores. Além disso, esse profissional deve conhecer os espaços dos veículos de comunicação de destaque e se manter antenado aos acontecimentos do setor, do mercado e do mundo para identificar as oportunidades de pauta.
  2. Valorize os dados – Uma excelente estratégia para conquistar espaço espontâneo na mídia é oferecer dados e fatos aos jornalistas. Dessa forma, mantenha o hábito de mapear e compartilhar com a equipe de comunicação casos de sucesso com clientes, além de pesquisas e estudos que coletem dados relevantes para o setor de atuação do negócio. Dados relacionados ao seu negócio, como faturamento, crescimento, contratações, fusões e aquisições, também são relevantes para a imprensa.
  3. Defina e treine os porta-vozes – É muito importante que a direção da companhia defina, em conjunto com a equipe de comunicação, quais profissionais da empresa estão autorizados a conceder entrevista à imprensa e sobre quais assuntos. Considerando a exposição dessa ação, é recomendado que esses profissionais sejam submetidos a um media training, um treinamento que os prepara para os riscos e as oportunidades do contato direto com os jornalistas. É fundamental, ainda, estimular esses porta-vozes a valorizarem a reputação da marca, se manterem atualizados sobre os temas do negócio e a escrever artigos de opinião que possam ser relevantes para o mercado de atuação.

Aqui na CoWork, o trabalho de assessoria de imprensa com os clientes, já gerou mídia espontânea em veículos como Valor Econômico, O Globo, Exame.com, Jornal Nacional, Jornal da Band e Meio&Mensagem e muitos outros. Isso para citar apenas um dos diversos resultados mês a mês. Muitos clientes já relataram terem fechado vantajosos contratos após a exposição de suas marcas na imprensa.

Adoraríamos mostrar como podemos ser o guardião da reputação e do branding da sua marca. Entre em contato conosco.

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