Na maioria das reuniões em que participamos ouvimos dos executivos: a partir de quando é possível mensurar o ROI (Retorno sobre o Investimento)? Ou então, quero sair no Valor Econômico e no Jornal Nacional e não posso esperar muito tempo!
O trabalho de PR (assessoria de imprensa ou Relações com a Mídia) tem como premissa posicionar corretamente a empresa de forma espontânea (ou seja, não é um anúncio pago) nos veículos de comunicação que são estratégicos para o negócio (Valor e JN podem compor essa estratégia, mas o resultado não é imediato). Para se tornar notícias nesses veículos (e em outros relevantes tanto quanto estes) é preciso que a empresa “passe” por algumas linhas de cortes exigidas por eles, como divulgar números reais (faturamento, investimento, crescimento etc e ainda tenha uma boa história para contar para a audiência desses canais).
Uma organização que é nova no mercado e ainda está no processo de construção da imagem tem um caminho a percorrer para que se torne fonte de informação para os principais veículos do país. E o apoio de uma boa agência de comunicação, que tenha como princípio fazer uma imersão no negócio, entender as áreas de atuação, conhecer as dores e necessidades do seu cliente ideal e mapear as oportunidades e ameaças do mercado se torna mais fundamental do que nunca.
Com esse apoio, no primeiro mês de trabalho, pode ser que a sua empresa já consiga a capa do Valor Econômico, mas é provável que ainda não esteja lá, no entanto, você já conseguirá mensurar três ganhos imediatos:
1. Redução de custos
Um dos benefícios de contratar uma agência de comunicação é ter uma equipe de profissionais focados na divulgação da sua marca, porém sem ter que se preocupar com encargos trabalhistas, atualização de conhecimento do time ou planos de atração, retenção e substituição desses profissionais.
2. Acesso à mão de obra especializada
Em agência, naturalmente, a comunicação é o coração do negócio. Dessa forma, para se manter competitiva, os profissionais de todos os níveis hierárquicos na estrutura desse parceiro tendem a se manter atualizados com relação a tendências, novidades, desafios e boas práticas do mercado.
Além disso, esses profissionais possuem relacionamento com repórteres, produtores e editores, conhecem o funcionamento de uma redação, sabem como as pautas são decididas e fechadas, acompanham a edição de especiais setoriais do veículos e estão por dentro da dança das cadeiras das redações, o que é importante para manter o mailing atualizado
3. Ações com foco em resultados
Uma agência de comunicação eficiente trabalha com base em planejamento e metas. Nela, toda ação tem como foco gerar algum tipo de retorno para o seu negócio. Por isso, esse parceiro não se importará em apresentar a você, periodicamente, relatórios com ações planejadas e executadas, além de resultados gerados e próximos passos.
Avalie a necessidade do seu departamento de marketing e veja se está na hora de contar com o apoio de uma agência de comunicação. Nós podemos te ajudar!